Lista de exercícios – Introdução à Cartografia

1ª Questão: Observe as representações do continente africano, realizadas por meio das projeções de Mercator e de Peters.

(Adaptado de Oswald Freyer – Eimbeke, p. 40)

ASSINALE a alternativa CORRETA:

a) Na projeção de Peters, as distâncias entre os paralelos crescem à medida que se afastam do Equador, gerando um aumento exagerado das áreas localizadas próximas aos pólos.

b) A projeção de Mercator não se presta para a comparação de superfícies ou para medir distâncias, uma vez que foi criada para atender às necessidades de navegação do século XVI.

c) Tanto a projeção de Mercator como a de Peters falseiam a superfície dos continentes, seja pela deformação latitudinal (Mercator) ou pela deformação longitudinal (Peters).

d) Por situar a África no centro, a projeção de Peters torna a África maior do que de fato ela é, se comparada aos demais continentes.

e) Os mapas de Peters e de Mercator, por se tratarem de projeções cilíndricas, não causam nenhuma deformação na representação de qualquer região do globo terrestre em um plano.

2ª Questão: As figuras a seguir foram construídas utilizando a projeção do tipo azimutal equidistante.

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. “Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização”. São Paulo: Scipione, 2003. p. 446.

Sobre esse tipo de projeção, PODEMOS AFIRMAR QUE

a) representa as áreas de latitudes médias e a conservação das formas e dos ângulos continentais.

b) mostra um mundo igual para as pessoas e as nações, apresentando, pois, um conteúdo político e social.

c) conserva as formas das massas e a proporcionalidade dos diversos continentes.

d) representa distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico.

e) todas as alternativas anteriores estão incorretas.

3ª Questão: Leia, atentamente, o texto:

“Os mapas da Terra-Média incluídos em ‘O Senhor dos Anéis’ mostravam uma flecha apontando o norte e uma barra de escala. Isso significa que a distância e a direção eram consideradas exatas – algo impossível no mapeamento de um mundo redondo em um pedaço plano de papel.” FONSTAD, Karen Wynn. “O Atlas da Terra-Média. Um guia autêntico e atualizado para a geografia de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion”, de J. R. Tolkien. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Sempre existirão distorções nos mapas, porque:

a) os sistemas de coordenadas foram criados para a localização de um ponto na superfície terrestre e não no globo.

b) a escala dos mapas impede que os detalhes sejam representados, impossibilitando a reprodução da realidade.

c) as projeções cartográficas foram elaboradas quando todas as áreas da superfície terrestre eram consideradas planas.

d) os mapas sempre são elaborados a partir do ponto de vista de quem está na superfície terrestre e não no espaço.

e) é impossível fazer um mapa em duas dimensões que seja uma representação exata de uma estrutura de três dimensões.

4ª Questão: As escalas são relações entre as dimensões reais e as de representações gráficas registradas em mapas. Quanto às escalas numéricas 1 : 10 000 e 1 : 50 000, é CORRETO AFIRMAR:

1. Por se tratar de uma razão, a escala de 1 : 10 000 é maior que a de 1 : 50 000.

2. Em folhas de iguais dimensões, a escala de 1 : 10 000 possibilita representar uma superfície 5 vezes maior que a de 1 : 50 000.

3. As distâncias equivalentes na realidade são, respectivamente, 10 e 50 vezes maiores que as utilizadas.

4. A escala menor exige maior generalização, enquanto que a escala maior exige maior precisão na representação.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

5ª Questão: Observe com atenção o mapa a seguir.

O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico, fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa.

Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:

a) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.

b) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.

c) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.

d) É uma projeção, cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos pólos e reduzidas na faixa intertropical.

e) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.

6ª Questão: No mapa obtido dessa projeção cartográfica,

a) as regiões polares apresentam pequenas distorções.

b) o Círculo Polar Ártico mantém as dimensões inalteradas.

c) os paralelos e os meridianos cruzam-se, formando ângulos retos.

d) a área em destaque tem forma e tamanho idênticos aos da sua origem no globo.

7ª Questão:

Considerando-se que a reta delimitada pelos pontos A e B da carta topográfica possui 3,5 cm de comprimento e que a distância real entre os dois pontos é de 1 750 metros, calcule a escala da carta topográfica.

RESPOSTA: E = 1:50.000

8ª Questão: O sistema de projeção do mapa a seguir foi criado por Mercator em 1569 com o objetivo de facilitar as navegações marítimas.

OBSERVE O MAPA E FAÇA O QUE SE PEDE:

Adaptado de Igor Moreira, “O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil”, São Paulo: Editora Ática, 2002, p. 446.

a) Segundo a projeção de Mercator, em quais porções da Terra representadas no mapa não ocorre distorção e onde a distorção é mais acentuada?

RESPOSTA: Na projeção de Mercator, as menores distorções ocorrem próximas ao Equador, e as maiores distorções, nas áreas próximas do pólo.

b) A projeção de Mercator é um exemplo do grande desenvolvimento da cartografia no século XVI. A que contexto histórico e econômico está associado esse desenvolvimento da cartografia?

RESPOSTA: Ao desenvolvimento das navegações, quando das descobertas de novas áreas, ao surgimento de colônias e à crescente circulação de mercadorias que demandavam mapas melhores e mais precisos, e exigiram novas técnicas de orientação, mais precisas, por isso os mapas e cartas teriam de ser mais corretos e detalhados.

c) O mapa indica três possibilidades de rotas marítimas entre as cidades de Montevidéu (Uruguai) e Cidade do Cabo (África do Sul). Identifique qual das três rotas é a menor. Justifique sua resposta.

RESPOSTA: Trata-se da rota C. A projeção de Mercator é cilíndrica, e o globo projetado no cilindro tende a distorcer as áreas polares e a esconder o fato de que a Terra foi aberta em “gomos” esticados no sentido leste-oeste. Na rota C, num globo verdadeiro, com o “gomo” diminuído (“encolhido”), a distância é a menor.

10 pensamentos sobre “Lista de exercícios – Introdução à Cartografia

  1. EU CONCORDO PLENAMENTE COM A PROFESSORA, POIS ESTAVA PROCURANDO EXERCICIOS PRATICOS PARA TRABALHAR O TEMA- PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS.GOSTARIA DE PERGUNTAR PARA VOCÊ SE POSSUI EXERCICIOS MAIS MALEÁVEIS, DIGO ACESSIVEIS SOBRE ESTE TEMA , POIS EU TRABALHO COM A EJA- CICLO I E EU ESTOU CONDENSANDO O CONTEUDO QUE SERÁ IMPORTANTE PARA ELES NO 1º ANO DO E.M- EJA, JÁ QUE O 1º ANO TRABALHA MUITO COM CARTOGRAFIA.

  2. Olá Professor Chico gostei muito da organização das aulas e da simplicidade como expõe um tema que para muitos alunos é uma dificuldade. Valeu pela dica dos links acessei alguns para dar uma olhada .Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s